No sábado, dia 03, os alunos do curso Técnico em Agronegócio, ofertado pelo Sindicato Rural em parceria com o SENAR/MS, realizaram uma visita técnica a Empresa Frango Ouro, onde puderam visualizar na prática as questões envolvendo as disciplinas segurança alimentar e a responsabilidade social. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez, o curso abre um amplo leque de possibilidades e prepara os alunos para que possam atuar na vasta cadeia do mercado agrícola.
O curso tem duração de 02 anos, sendo 80% à distância e 20% com aulas presenciais, que acontecem a cada 15 dias em média. Os tutores João Márcio Freitas Barros, tutor da disciplina de responsabilidade social e ambiental para agronegócio, e o tutor Diego Abes Xavier, que ministra a disciplina de segurança alimentar, comentaram a importância dessa visita técnica e o que esperam dos alunos. “É muito importante que eles vejam como funciona na prática a realização do tratamento de resíduos e como essa atividade ajuda no meio ambiente, também acredito que eles possam ter uma visão mais ampla de como o agronegócio pode trazer benefícios para a sociedade em geral” disse João. Já o tutor Diego comentou, “Imagino que após essa visita os alunos poderão compreender a grandeza do agronegócio no país, e principalmente, como uma grande empresa lida com a segurança e os processos envolvidos desde o início até o fim da produção”.
Os alunos foram recebidos pela Supervisora do SESMT, Ada Noeli Oliveira, que passou todas as informações referentes aos processos de segurança pessoal, normas e regras para que a visita fosse totalmente tranquila e bem aproveitada. Logo após, o gerente da unidade, Franciel Salvático explanou sobre a instituição, local da matriz, áreas de exportação e quantidade de aves abatidas por dia. Em seguida os supervisores José Aparecido Calista, Alan Moraes Rodrigues e Patrícia Cristina Sampaio falaram a respeito da criação das aves, alimentação e prazos de crescimento para o abate.
A coordenadora do curso técnico em Agronegócio, Jaqueline Fagundes, considera essa oportunidade muito positiva para os alunos, já que eles visualizam o que viram na teoria. “Com as aulas práticas os alunos podem aproximar os estudos que realizam virtualmente na realidade da nossa região. Essa experiência de contato com o meio Rural faz grande diferença na formação, pois os aproxima cada vez mais do mercado de trabalho”. Ela finaliza agradecendo à empresa Frango Ouro e ao gerente da unidade Franciel, pela disponibilidade e permissão da visita, e têm certeza que ajudara muito, contribuindo com a formação e aprendizado de cada aluno.