A campanha mundial chamada Outubro Rosa, acontece todos os anos, especialmente no mês de outubro e visa conscientizar a população feminina, mas também a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O assunto não passou despercebido no projeto Equoterapia, desenvolvido pelo Sindicato Rural em parceria com o SENAR e apoio de parceiros.
Na manhã do dia 25 de outubro a coordenadora do projeto, a fisioterapeuta Bruna Félix Martins, informou que estavam comemorando o outubro rosa numa demonstração de que a Equoterapia abraça a causa, todos estavam usando roupas com a cor rosa, e aproveitaram a oportunidade para fazer a conscientização sobre o assunto. Na oportunidade foi servido bolo aos presentes, com decoração doada pela C&M Arts.
Bruna falou da alegria em ver a evolução do projeto e a resposta positiva com relatos, boas evoluções dos participantes na coordenação motora, equilíbrio e interação social. Atualmente o projeto atende 36 pessoas e ainda há vagas, e as pessoas que tem interesse em participar da equoterapia deve procurar a indicação de um profissional e assim poder iniciar as atividades.
O projeto conta com três animais treinados, e dois profissionais desenvolvem as atividades semanalmente.