Os alunos do segundo semestre do curso Técnico em Agronegócio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, lotados no polo presencial de Aparecida do Taboado, tiveram a oportunidade de participar no último sábado (11), das aulas práticas da disciplina de Técnica Produção Animal, ministrada pelo Tutor Alexandre Diógenes, onde acompanharam o cotidiano da Fazenda Filadélfia, de propriedade de Valdenir Rossi.
A Fazenda Filadélfia conta com a produção de bovinos de corte das raças Nelore e Angus e também plantação de milho em pivô, a propriedade está em expansão e isso possibilitou uma visão realista da atividade pecuária.
O Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec Brasil é o primeiro curso técnico de nível médio na modalidade à distância, oferecido pelo SENAR, que conta com professores especialistas nas áreas de atuação das disciplinas oferecidas. O curso possui 1.230 horas/aula e duração de dois anos, com 20% da carga horária oferecida nos polos presenciais.
Para a coordenadora do polo, Jaqueline Fagundes, a aula prática gera um impacto positivo no aluno, porque primeiro ele visualiza o que ele já viu na teoria; e, segundo, ele percebe que na região onde o curso está inserido existe um mercado que demanda técnicos com um perfil de gestor e conhecedor do contexto agropecuário. “Com as aulas práticas os alunos têm a possibilidade de aproximar os assuntos que estão estudando no ambiente virtual de aprendizagem e nas aulas teóricas, com a realidade da região. Essa experiência de contato com o meio rural tem feito a diferença na formação deles, pois conseguem aprender com quem já tem experiência na área e estão cada vez mais próximos do mercado de trabalho”, enfatizou.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez, o curso Técnico em Agronegócio abre para os alunos um amplo leque de possibilidades, oferecendo condições a produtores rurais, para que possam atuar na assistência técnica em empresas agrícolas, agroindústrias, enfim, em toda a ampla cadeia do mercado agrícola.
“Os alunos do Polo de Aparecida do Taboado estão sempre envolvidos com aulas práticas, visitas técnicas, palestras, cursos, e isso só vem a acrescentar na formação final. Essas atividades extras realizadas pelos alunos fazem parte da grade curricular do curso e são muito bem organizadas pela coordenação do Polo, que reconhece a importância dessa formação complementar aos alunos, que valorizam o aprendizado”, informou a coordenadora Jaqueline Fagundes.