Entre todos os desafios que Natani Martins da Silva, de 27 anos, já enfrentou na vida, a reabilitação para recuperar o movimento das pernas tem sido a mais trabalhosa e, ao mesmo tempo, a mais importante.
Vítima de uma tentativa de homicídio, Natani encontrou no Centro de Equoterapia do Sindicato Rural uma oportunidade muito especial de alcançar seu objetivo, “o Centro mudou minha vida”, garantiu. “Antes eu não tinha qualquer domínio do meu corpo, não tinha equilíbrio e não sentia minhas pernas. Depois que eu comecei o tratamento eu consegui muitas coisas, como o fortalecimento muscular, o controle do tronco e, através dos estímulos enviados pelo cavalo, eu já sinto minhas pernas formigarem. Melhorou muito minha sensibilidade e aumentaram minhas esperanças”, explicou.
Natani aproveitou o Leilão da APAE, no último sábado, para agradecer ao Sindicato Rural pela criação do projeto, bem como a todas as empresas e pessoas que são parceiras e acreditam que ele pode realmente transformar a vida das pessoas, “eu amo esse projeto. Eu acredito que quanto mais sessões eu fizer, mas rápido eu voltarei a andar. Muito obrigada a todos vocês que trabalham para que o Centro de Equoterapia funcione. Eu peço que mais pessoas possam contribuir porque ele, de fato, é essencial para nós, alunos. Só quem está aqui hoje sabe o quão valioso ele é para as nossas vidas”, enfatizou.
Lutando contra uma lesão medular, Natani foi vítima do ciúme do ex-marido, que há 8 anos atrás disparou 4 tiros de arma de fogo contra ela por não aceitar o fim do relacionamento de 2 anos do casal, e acertou um no braço, um na região do tórax, um no pescoço e outro na nuca, o que foi responsável pela perca dos movimentos das pernas, aos 19 anos de idade. Além da esperança de voltar a andar, o Centro de Equoterapia ainda ajudou Natani a recuperar a autoestima e a se ressocializar.