Secretário nacional de Pesca e Aquicultura visita pisciculturas em Aparecida do Taboado

Secretário nacional de Pesca e Aquicultura visita pisciculturas em Aparecida do Taboado

Aparecida do Taboado (MS) – Durante visita ao cluster da piscicultura no leste de Mato Grosso do Sul na última terça-feira (12), o secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Júnior – que até pouco tempo tinha status de Ministro, e o presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros, estiveram em Aparecida do Taboado e conheceram empreendimentos da cadeia produtiva do pescado que funcionam no município e região.

Acompanhada pelo empresário aparecidense Dartagnan Ramos de Queiroz, do grupo Aguarauga (piscicultura), e de representantes das empresas anfitriãs, no município a comitiva visitou a fábrica de ração, o frigorífico de tilápia e os tanques redes instalados pelo Fundo Aquacapital, da qual fazem parte as empresas GeneSeas e Aquafeeds.

Segundo Medeiros (Peixe BR), a cadeia produtiva instalada na região leste do Estado está fazendo com que Mato Grosso do Sul se torne um dos principais produtores do país, principalmente de tilápias.

Neste sentido, Dartagnan acrescentou que por se tratar de um dos maiores polos de tilapicultura do país, a visita à Aparecida do Taboado foi importante não apenas para que o secretário conhecesse in loco o sistema de produção utilizado, mas também para aproximar ainda mais os empresários deste setor do Poder Público, visando a apresentação de sugestões e demandas.

Dartagnan ainda fez questão de ressaltar a nomeação da deputada federal Tereza Cristina para o Ministério da Agricultura, que acabou levando o aparecidense Ademar da Silva Junior, ex-presidente da Famasul, para dentro da pasta, como fator positivo para a classe: “o fato de termos uma ministra do Estado em Brasília, principalmente no setor que mais movimenta Mato Grosso do Sul e o nosso município, é fundamental para alavancarmos a atividade, ainda mais que temos como assessor o Ademarzinho, que muito contribuiu – e ainda contribui – para o fortalecimento do agronegócio no Estado e agora no país”, disse ele.

Em Mato Grosso do Sul, o grupo passou pelas cidades de Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba e Aparecida do Taboado, onde visitaram desde áreas de produção com tanques-redes nos reservatórios das hidrelétricas, até unidades de criação de alevinos e fábrica de ração. Já no Estado de São Paulo, a comitiva visitou a fábrica de ração e o frigorífico da empresa Ambar Amaral e se reuniu com a Associação Peixe SP.

 

pesca 1Demandas

Francisco Medeiros disse que umas das demandas apresentadas pelos produtores ao secretário Jorge Seif Júnior é a de uma maior agilização no processo de autorização para instalar os tanques-redes nos reservatórios das hidrelétricas. “Como é uma área da União é necessária uma autorização do governo federal e, atualmente, esse é um processo um tanto quanto moroso. Os empresários querem mais celeridade nesse procedimento”, apontou.

O secretário apontou ainda outras duas demandas apresentadas a ele. A primeira referente ao Registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP). “Eles nos relataram que existe uma duplicidade de cadastros no MAPA [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento]. Nós vamos rever isso”.

Outro assunto, conforme Jorge Seif, é o da redução da carga tributária para a produção de ração para os peixes. “Nos apresentaram que a produção de ração para outros animais já possui isenção concedida pela União de ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços]. A cadeia produtiva da aquicultura reivindica essa equiparação e nós vamos levar o assunto para discutir com a ministra Tereza Cristina [ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento]”. (Com informações do G1 MS)