Depois de funcionar quase 3 anos como um projeto social, o Centro de Equoterapia ‘Iná Cintra Cadoso’ passa agora a ser, de fato, entidade filantrópica, com diretoria empossada na tarde de sexta-feira (5). A instituição será presidida por Mara Cristina Cardoso Malaman, filha do conhecido pecuarista Tito Cardoso com a saudosa produtora rural que empresta seu nome ao Centro – falecida em abril de 2015. Para completar, Gabriel Eduardo Cardoso Sanchez, neto da homenageada e sobrinho da presidente, chega para somar e integrar a Diretoria recém-criada.
O Centro de Equoterapia passou a exercer suas atividades em Aparecida do Taboado em meados de setembro de 2016 através do projeto ‘Passo a Passo’, idealizado pelo Sindicato Rural, e contava apenas com o apoio da iniciativa privada somado aos esforços do Sindicato. Agora, com o status de filantropia, a entidade passa a estar apta a receber recursos não só de empresas – que podem abater a doação do imposto de renda, como também do poder público municipal, estadual e federal.
Mara, que integra a comissão do projeto Passo a Passo desde sua criação, afirmou estar lisonjeada em ser a primeira presidente da entidade, especialmente pela memória da mãe, que muito contribuiu em causas assistenciais na região.
Uma das prioridades da Diretoria, segundo Mara, é trabalhar paramelhorar a fonte de recursos a fim de ampliar o número de atendimentos, que hoje é de 40 praticantes, incluindo alunos da APAE, pessoas da comunidade e pacientes de Jales, Urânia, Ilha Solteira, Pontes Gestal e Paranaíba. “Nós também vamos buscar oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais, propiciar capacitações na área e adquirir equipamentos necessários para o tratamento dos praticantes”, acrescentou.
Como parte das ações, a Diretoria já organiza o primeiro evento oficial da entidade, que será o almoço durante o 2º Leilão da APAE, marcado para o dia 27 de abril. Toda a renda obtida com a venda de convites será destinada ao Centro. A próxima agenda será no dia 15 de junho, com a Feijoada solidária e já preparam o 1º Leilão em prol da entidade para setembro deste ano, “estamos bastante animados e vamos trabalhar muito para que o Centro cresça, se desenvolva e possa ajudar cada vez mais pessoas”, destacou Mara.
O presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez, fala da realização e satisfação em ver o projeto que foi idealizado na sua gestão e hoje é referência regional e gratuito, “a gente fica feliz. Nosso trabalho sempre foi filantrópico e agora temos a oportunidade de crescer ainda mais, só que com estrutura e qualidade de atendimento. Isso é muito gratificante”, finalizou.
Diretoria
Mara Cristina Cardoso Malaman, presidente; Cristina Maria de Freitas Pires, vice-presidente; Selia Aparecida de Souza, 1ª secretária; Gabriel Eduardo Cardoso Sanchez, 2º secretário; Eduardo Antônio Sanchez, 1º tesoureiro e Meiri Miura Wagner, 2ª tesoureira. No Conselho Fiscal estão Dartagnan Ramos Queiroz, Fabrício Barcelos de Queiroz e Pércio de Souza e Silva.