A aula inaugural da terceira turma do curso foi realizada na manhã de sábado, dia 11, no polo de Aparecida do Taboado.
Formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Esse é o principal objetivo do Curso Técnico em Agronegócio, oferecido pela Rede e-Tec Brasil e desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS em parceria com o Sindicato Rural.
A aula inaugural da terceira turma do curso foi realizada na manhã de sábado, dia 11, no polo de Aparecida do Taboado, que fica situado na sede do Sindicato Rural com a presença do Presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez e da coordenadora polo da cidade, Jaqueline Fagundes.
O Presidente do Sindicato Rural destacou que o curso possibilita o reconhecimento da realidade do meio rural e as peculiaridades das atividades produtivas do agronegócio brasileiro. “O profissional conclui o curso apto para identificar as principais potencialidades, limitações e desafios futuros das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro”, avalia.
Eduardo Sanchez observa que o Técnico em Agronegócio analisa problemas em sistemas e processos de gestão e de produção agropecuária e reconhece quais as melhorias na qualidade dos produtos e serviços necessários em cada propriedade rural. “A partir disso, é possível empregar técnicas de organização e distribuição eficiente do trabalho e dos recursos produtivos, visando à racionalização de processos, economia de custos e a maximização dos resultados”, complementa.
O curso é totalmente gratuito tem duração de dois anos com carga horária de 1.230 horas, sendo 20% de aulas presenciais. O polo conta com espaço para o desenvolvimento de atividades presenciais e por meio de parcerias com propriedades rurais, empresas agropecuárias e agroindústrias realizam atividades práticas.
Após a conclusão do curso o profissional torna-se especializado na execução de procedimentos de gestão do agronegócio. “O Técnico em Agronegócio está apto a trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa”, explica Jaqueline Fagundes. “Esses profissionais cumprem um importante papel como agentes de transformação por meio de técnicas inovadoras e sustentáveis, na conquista da produtividade e lucratividade, com visão empreendedora para a melhoria da qualidade de vida no meio rural”, enfatiza ela.
A coordenadora do polo ressalta que a formação no curso Técnico em Agronegócio do Senar facilita o acesso a um mercado que não para de crescer. “O meio rural está aberto a novos profissionais que estejam preparados com conhecimentos técnicos e que auxiliem no desenvolvimento das propriedades”.
Para maiores informações sobre o curso, basta entrar em contato com o Sindicato rural de Aparecida do Taboado pelo telefone (67) 3565-1288.