Na manhã do dia 1º de dezembro, os alunos do curso Técnico em Agronegócio, ministrado por meio de uma parceria entre o SENAR e o Sindicato Rural, participaram de duas visitas na zona rural em propriedades do pecuarista Albenah Garcia Filho.
A primeira visita ocorreu na Fazenda Mateira que iniciou um projeto pioneiro no município com o plantio de soja em área sem irrigação, conhecida como sequeiro, implementando o sistema de integração lavoura/pecuária. Visitaram também a Fazenda Arca de Noé, onde o pecuarista realiza a terminação (engorda) dos animais produzidos a pasto.
Na primeira fazenda visitada, os alunos conheceram as técnicas necessárias para o plantio de soja na integração lavoura/pecuária, onde o pecuarista mantém um rebanho de fêmeas para a produção de bezerros que após a desmama são levados para outra propriedade para recria (período de crescimento) e, por fim, são finalizados no sistema de confinamento na fazenda Arca de Noé, de onde os animais são destinados para o abate.
Albenah Garcia Neto fez a apresentação das atividades nas propriedades da família, destacando a importância do planejamento, investimento em tecnologia e outras técnicas inovadoras indispensáveis para o sucesso da atividade.
Ocurso Técnico em Agronegócio tem duração de três anos e atualmente está sendo desenvolvendo o módulo de produção animal, completando um semestre, e conta com a participação de 14 alunos.
A metodologia está sendo ministrada pelo Zootecnista Caio Vinícius Vargas de Oliveira, formado pela Universidade Estadual de Londrina (PR), e que participou de um período de intercâmbio na Escola Nacional Superior de Agricultura em Toulouse – França, e quando retornou ao Brasil fez mestrado na Embrapa Gado de Carte, em Campo Grande (MS).