Aparecidenses se reúnem durante evento de Capacitação para Leilões de Pepro no Sindicato Rural

Com a finalidade de instruir heveicultores e sangradores de seringueira, o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado recebeu na terça-feira (31) o evento de Capacitação Técnica para os Leilões de Pepro da Borracha Natural. O evento contou com a presença das técnicas da CONAB, Iara Ceci e Elouise Calderani, que apresentaram o PEPRO (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) e as etapas necessárias para a participação do leilão, além de instruções para o cadastro no SICAN (Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes).

Também esteve presente no evento a diretora do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Rose Edna Mata, o presidente da Câmara Setorial da Borracha do MAPA, Antônio Gerin e o presidente do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, Eduardo Sanchez.

Durante a abertura, Eduardo explicou a importância da realização do evento para que os produtores rurais e sangradores saibam mais sobre o leilão realizado pela CONAB e consequentemente sejam remunerados de forma justa.

“Os leilões que aconteciam não chegavam nem no produtor e muito menos no sangrador […] e por esse motivo técnicas da CONAB estão aqui hoje para tirar todas as dúvidas de vocês, pois é um processo burocrático, e gostaríamos de simplificar”, disse Eduardo.

O evento foi promovido pelo Senar MS, Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA e Agricultura Familiar, Governo Federal, CONAB, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar com apoio do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, APROBAT MS e Apta Regional.

PEPRO (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural)

De acordo com a Conab, O Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) é uma subvenção econômica concedida ao produtor rural ou cooperativa de produtores rurais e faz parte da Política de Garantia de Preços Mínimos do Governo Federal (PGPM). O Pepro é lançado quando o preço de mercado de um determinado produto está abaixo do Preço Mínimo, objetivando promover a garantia de renda ao produtor rural. O produtor rural e/ou sua cooperativa que desejam participar devem seguir as condições estabelecidas no aviso, divulgado com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis em relação à data do leilão, que é realizado por meio do Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe).

Evento on-line
Os interessados em saber mais sobre os temas abordados durante a capacitação, podem acessar a transmissão ao vivo que está salva no Youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=SOLnH1hqSZo