Aprobat realizou reunião com a empresa Globorr – Indústria e Comércio de Borracha

O encontrou foi uma forma de estreitar a relação que a Associação tem com a empresa, e apresentar o mercado nacional e internacional aos filiados.

Com intuito de apresentar aos produtores de borracha do município o mercado em expansão e, principalmente a utilização do látex, a Associação dos Produtores de Borracha de Aparecida do Taboado (APROBAT) realizou na noite de quinta-feira, dia 9 de fevereiro, uma reunião com o Antonio César, diretor proprietário da empresa Globorr – Indústria e Comércio de Borracha, da cidade de Guapiaçu do estado de São Paulo.

De acordo com Paulo Rocha da Freiria – vice-presidente da APROBAT,  a entidade realizou uma parceria com a empresa, sendo que ela está adquirindo o látex que está sendo extraído em Aparecida do Taboado. A Associação está vendendo o quilo da borracha in natura a R$3,3488.

“A Associação solicitou a visita do senhor Antonio César para ter uma reunião com os produtores filiados e, dessa forma, ter um estreitamento melhor com a empresa e principalmente apresentar a todos o mercado em geral e a composição do látex em alguns materiais”, explicou Paulo. “Durante o encontro ficamos sabendo que um pneu aro 13/14 tem uma composição de mínima de borracha natural de 5% a 10%, conforme vai aumentando o aro do pneu essa composição vai sendo alterada; o restante utilizado é borracha sintética. O que chamou a atenção é que o pneu de um avião é composto de 100% de borracha natural”, explicou ele.

Durante a reunião também foi debatido sobre o mercado nacional e internacional. “Antonio César explicou aos presentes que a borracha é um commodity internacional, a base desse preço sai de Singapura, já que Ásia é o grande produtor mundial, tivemos um aumento no bimestre de fevereiro e março, e essa alta de preço é principalmente devido ao mercado futuro, tendo também um efeito Donald Trump nessa situação. Acredita-se que o próximo bimestre o preço vai melhorar, o que deixa os produtores aparecidenses felizes”.

Paulo informou que hoje o Brasil tem uma produção baixa, sendo que a produção interna não chega a 35% do que é utilizado no país, grande parte da borracha natural é importada. Mato Grosso do Sul produz cerca de duas mil toneladas de borracha natural, segundo informações de um levantamento feito pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A região leste é responsável por uma parcela expressiva da produção, com destaque para os municípios de Aparecida do Taboado, Cassilândia e Paranaíba, que juntos somam mais de 200 toneladas de látex. Aparecida do Taboado conta com 3,7 mil hectares de área plantada (1,815 árvores).

“Acho importantíssimo esse trabalho que a Aprobat vem fazendo em parceria com o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, a respeito de buscar formação profissional para as pessoas que estão envolvidas com a seringueira. Os cursos de Heveicultura suprem uma demanda de profissionalização na atividade, que ainda é feita manualmente. Já os produtores familiares necessitam de assistência técnica para produzirem com qualidade e com a menor perda possível. Os dois fatores aliados com a localização de Aparecida Taboado devem impulsionar a produção e contribuir para modificar a condição atual do país, que é de importador de borracha”, destaca.