Aula a Campo do curso técnico em Agronegócio Rede e-Tec.

O primeiro semestre das primeiras turmas do Curso Técnico em Agronegócio foi encerrado no dia 02 de julho com a aula a campo de Produção Vegetal na Fazenda São João, de propriedade do Sr. Nilton Cardoso, localizada a 32 km da sede do Sindicato Rural. Segundo a coordenadora do Curso Jaqueline Fagundes, a aula foi um sucesso “ fechamos com chave de ouro”. A visita contou com a presença 30 alunos e do Tutor Arnaldo Ibanhe Mongelo, Engenheiro Agrônomo Mestre em Biotecnologia.
Segundo a Coordenadora, o objetivo da aula foi compreender os aspectos econômicos e agronômicos da produção agrícola,

relacionandose com a importância das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.
Tendo em vista que a análise de solo está inserida como parte de um planejamento da instalação das culturas agrícolas ou florestais, e o procedimento é uma prática de grande relevância, a fim de determinar a fertilidade do solo, para que possamos corrigir de forma mais precisa as características produtivas do solo, que afetará o potencial de rendimento final da cultura a ser cultivada, buscou-se enfatizar a importância da correta amostragem na área a ser plantada, pois se entende que uma amostra bem feita dará maior precisão. Por isso a necessidade de seguir alguns critérios importantes neste procedimento. Os alunos em dupla realizaram coleta de amostra de solo, utilizando diferentes ferramentas. As duplas escolhiam o ponto e realizavam os procedimentos para uma correta amostragem.
No decorrer da aula prática houve muitos questionamentos, demonstrando que os alunos perceberam que a amostragem trata-se de um procedimento relativamente simples, mas muito propenso a erros. (Jornalista Mariele F. Machado)