Curso de Cultivo de Mandioca abriu o calendário de cursos do Sindicato Rural

Mato Grosso do Sul ocupa a 2ª posição no ranking nacional de produção de mandioca, no entanto o Estado tem potencial de crescimento neste segmento, e é com esse objetivo que o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) abriu o calendário de cursos de 2017, com o treinamento ‘Cultivo de Mandioca’, no período de 19 a 20 de janeiro, para 15 participantes no Assentamento Canoas, da cidade de Selvíria.

De acordo com a instrutora Tainara Ferreira da Silva Terena, a mandioca é uma das raízes comestíveis mais populares na alimentação do brasileiro, também conhecida como aipim e macaxeira. Com sabor suave pode ser preparada de diversas formas, beneficiada na produção de farinha, polvilho ou ainda ser utilizada na produção de rações para criações de animais.

Tainara destacou que o principal objetivo do treinamento é cultivar corretamente mandioca, utilizando os meios adequados, visando obter produto de qualidade.
Além do clima favorável, em Mato Grosso do Sul a grande vantagem do cultivo da mandioca é que a planta exige pouco cuidado e há variedades que podem ser colhidas em, no máximo, doze meses. A área plantada de mandioca no Estado é de 35 mil hectares, com produção média de 21 toneladas por hectare, segundo o Senar.