Curso Técnico em Agronegócio formará agentes de transformação no meio rural

Aula (4)A aula inaugural da terceira turma do curso foi realizada na manhã de sábado, dia 11, no polo de Aparecida do Taboado.

Formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Esse é o principal objetivo do Curso Técnico em Agronegócio, oferecido pela Rede e-Tec Brasil e desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS em parceria com o Sindicato Rural.

A aula inaugural da terceira turma do curso foi realizada na manhã de sábado, dia 11, no polo de Aparecida do Taboado, que fica situado na sede do Sindicato Rural com a presença do Presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez e da coordenadora polo da cidade, Jaqueline Fagundes.

O Presidente do Sindicato Rural destacou que o curso possibilita o reconhecimento da realidade do meio rural e as peculiaridades das atividades produtivas do agronegócio brasileiro. “O profissional conclui o curso apto para identificar as principais potencialidades, limitações e desafios futuros das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro”, avalia.

Eduardo Sanchez observa que o Técnico em Agronegócio analisa problemas em sistemas e processos de gestão e de produção agropecuária e reconhece quais as melhorias na qualidade dos produtos e serviços necessários em cada propriedade rural. “A partir disso, é possível empregar técnicas de organização e distribuição eficiente do trabalho e dos recursos produtivos, visando à racionalização de processos, economia de custos e a maximização dos resultados”, complementa.

O curso é totalmente gratuito tem duração de dois anos com carga horária de 1.230 horas, sendo 20% de aulas presenciais. O polo conta com espaço para o desenvolvimento de atividades presenciais e por meio de parcerias com propriedades rurais, empresas agropecuárias e agroindústrias realizam atividades práticas.

Após a conclusão do curso o profissional torna-se especializado na execução de procedimentos de gestão do agronegócio. “O Técnico em Agronegócio está apto a trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa”, explica Jaqueline Fagundes. “Esses profissionais cumprem um importante papel como agentes de transformação por meio de técnicas inovadoras e sustentáveis, na conquista da produtividade e lucratividade, com visão empreendedora para a melhoria da qualidade de vida no meio rural”, enfatiza ela.

A coordenadora do polo ressalta que a formação no curso Técnico em Agronegócio do Senar facilita o acesso a um mercado que não para de crescer. “O meio rural está aberto a novos profissionais que estejam preparados com conhecimentos técnicos e que auxiliem no desenvolvimento das propriedades”.

Para maiores informações sobre o curso, basta entrar em contato com o Sindicato rural de Aparecida do Taboado pelo telefone (67) 3565-1288.