Dia de Campo mostra o potencial da cultura da soja no município

O Sindicato Rural, em parceria com a Fundação Chapadão, uma das principais instituições de pesquisa do agronegócio sul-mato-grossense, promoveu, na manhã de quinta-feira (16), um Dia de Campo – Tour da Soja 2017 para mostrar aos produtores do município e região, os resultados de cultivares de soja plantada na Fazenda Santo Anastácio, de propriedade de Ítalo Antônio Fucci.

O Tour da Soja 2017 da Fundação Chapadão teve início no dia 26 de janeiro, nos campos experimentais da Fundação Chapadão. Antes de chegar a Aparecida do Taboado, foi realizado nas cidades de Chapadão do Céu, Costa Rica/Baús e em Paraíso das Águas.

O agricultor José Olavo Fucci informou que o plantio foi realizado no dia 28 de outubro do ano passado. “Foram plantadas 42 cultivares de soja no sistema de irrigação (pivô), 15 cultivares RR, 27 cultivares INTACTA RR2 PRO e 13 cultivares de soja em sequeiro”, detalhou o agricultor. “O objetivo do trabalho foi conhecer e apresentar o comportamento das diversas cultivares de soja em Aparecida do Taboado, com a utilização de variados tipos de plantio, adubação e uso de produtos no controle de pragas e doenças”.

José Olavo explicou que na propriedade, além da área plantada para a pesquisa, os produtores também tiveram a oportunidade de ver uma plantação de soja comercial. “Havia uma área na propriedade parada há algum tempo, por este motivo resolvi plantar em sequeiro uma variedade de soja comercial, a produção esperada é em torno de 50 sacas por hectare”, explicou o agricultor aos presentes.

O Engenheiro Agrônomo da Fundação Chapadão, Jefferson Luís Anselmo, explanou que o objetivo do ‘tour’ foi apresentar aos produtores o potencial que a cultura de soja tem no município. “Estamos a quatro anos realizando o experimento aqui em Aparecida do Taboado, com o apoio da Aprosoja/MS, que tem o objetivo de tornar aqui um polo produtor do grão por meio de uma integração lavoura e pecuária; já mostramos resultados muito acima da média nacional, ou seja, 80 sacas por hectare, o que regiões produtoras não têm alcançado”, ressaltou. “Temos que lembrar que tivemos novamente um ano atípico, já que choveu muito nos últimos meses, esse é um fator favorável, mas temos que alertar os produtores que pode ocorrer um ano desfavorável de chuva, por este motivo devem ser adotadas técnicas de manejo que ajudam nos períodos que não ocorrem tanta chuva durante a safra”.

Jefferson falou que a parceria da entidade com o Sindicato Rural vem viabilizando a pesquisa nas propriedades do município, e dessa forma, apresentam uma nova alternativa para os produtores, por meio da tecnologia que está sendo disponibilizada. “Notamos durante esse tempo que a soja é extremamente viável para Aparecida do Taboado, mas antes de começar a produção é necessário buscar conhecimento; é por isso que a Fundação Chapadão está aqui, para mostrar ao produtor quais cultivares são indicadas nessa região”, destacou. “Tanto a soja plantada em sistema de irrigação como em sequeiro é necessário fazer uma análise de solo para depois implantar a cultura; isso não é só aqui em Aparecida do Taboado, mas em todas as regiões”, complementou.

O Presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez ressaltou que por meio do projeto, o Sindicato Rural tem a intenção de fomentar e trazer outras opções de renda para os produtores rurais. “O nosso objetivo com esse experimento é mostrar aos produtores a possibilidade de explorar as suas propriedades de uma forma mais dinâmica. Estamos buscando melhorias para todos os produtores, por meio da pesquisa científica e tecnológica, uma expansão da agricultura em Aparecida do Taboado, o cultivo da soja é uma atividade muito rentável”.

Segundo Eduardo, o Dia de Campo foi um momento importante para o produtor conhecer os resultados das pesquisas e novas tecnologias que poderão ser utilizadas.

Durante o Tour, os pesquisadores da Fundação Chapadão apresentaram os resultados desenvolvidos com o cultivo de soja, além de dar orientações sobre manejo de pastagens, maquinários agrícolas, manejo de pragas e doenças. Aproximadamente 50 pessoas participaram do Dia de Campo.Campo