Evento destacou a Importância econômica da heveicultura na região

A borracha natural é consi-derada produto estratégico para a economia global; a diversidade de sua aplicação industrial, essencial na manufatura de artefatos usados na indústria pneumática e auto-motora, aviões e tratores agrícolas, além de utilizada na fabricação de pisos industriais, luvas e materiais cirúrgicos, confere o elevado grau de importância econômica da he-veicultura. Sabendo disso, a Asso-ciação dos Produtores de Borracha de Aparecida do Taboado e Região (APROBAT) realizou, na manhã de sábado, dia 3, uma reunião com os produtores do município e região, ocasião em que ocorreu uma pales-tra com Fernando do Val Guerra, Presidente da Associação Brasileira de Produtores e Beneficiados de Borracha Natural (ABRABOR), e com Agnaldo Gomes da Cunha, Diretor Técnico da APROB GO/ TO (Associação dos Produtores de Borracha de Goiás e Tocantins), para falar sobre o mercado nacional e internacional e gestão de sangria em seringais de cultivos.

Segundo o Presidente da APROBAT, Eduardo Antônio San-chez, o principal intuito da palestra foi orientar os produtores sobre o mercado nacional do látex. “A nos-sa Associação é nova, mas estamos buscando junto aos produtores o fortalecimento da classe”, falou.

Eduardo informou que Apa-recida do Taboado conta com 3,7 mil hectares de área plantada (1,815 árvores), e que no próximo ano vai gerar 900 empregos diretos. “Estimamos que o município se torne um grande produtor em um futuro próximo”, ressaltou Eduar-do. “Por esse motivo queremos que

os produtores estejam sempre bem informados do mercado nacional e internacional e, principalmente, da manutenção de seu seringal para que ele continue produzindo”.

Fernando do Val Guerra destacou que a classe produtora de borracha natural tem que se fortalecer para conseguir trazer mais benefícios. “Os produtores de Aparecida do Taboado e região já deram o primeiro passo que foi a formação da APROBAT, mas é necessário realizar uma Associa-ção Estadual para ter mais repre-sentação, e, consequentemente, vir a participar da Associação Brasileira de Produtores e Benefi-ciados de Borracha Natural, para podermos levar os pleitos de Mato Grosso do Sul até Brasília”, falou.

Outro assunto abordado por Fernando foi a economia. “A seringueira da qual se extrai a borracha é uma árvore nativa do Brasil. Porém, o mercado interno é responsável por menos de 1/3 do que é consumido. Faltou visão na criação de uma política cíclica para o setor. Estamos falando de um produto que demora sete anos para você começar a produzir e mais sete anos, em condições normais, para você ter retorno do investimento. Por esse motivo é que a Associação tem grande importância na luta por um seguro rural que possibilite o crescimento do setor”, ressaltou. Fernando do Val Guerra aproveitou a oportunidade e assinou a ficha de associação da APROBAT.

Já Agnaldo Gomes da Cunha, Diretor Técnico da APROB GO/ TO (Associação dos Produtores de Borracha de Goiás e Tocantins), abordou o tema gestão de sangria

em seringais de cultivos. “Durante a capacitação foram abordadas várias dinâmicas diferentes de trabalho e desenvolvimento de atividades den-tro da lavoura, para que o produtor tenha condições de assimilar qual vai se adequar melhor na sua área”.

Para os produtores que já co-meçaram ou vão iniciar a sangria, o Diretor Técnico da APROB deixa uma dica que é o planejamento. “É necessário planejar muito bem, realizando simulações e, principal-mente, buscando qualificação. Hoje temos vários cursos que vão auxiliar o produtor a realizar com mais qualidade a sangria da seringueira; a vida útil de um seringal depende, basicamente, da qualidade do tra-balho de sangria sendo necessários conhecimentos sobre frequência de corte, profundidade e inclinação”.

De acordo com Agnaldo, Apa-recida do Taboado está muito bem localizada e tem potencial para ser uma grande produtora de látex, pois possui todas as condições necessárias. “Hoje, a Associação é a voz do produtor, por esse motivo a classe tem que estar fortalecida e buscar mais soluções”.

Mato Grosso do Sul será o primeiro Estado do ranking nacional

de produção de celulose a partir do ano que vem. Projeção foi feita pela diretora de Relações Governamentais e Institucionais da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

Conforme o Ibá, nos últimos 10 anos houve crescimento médio de 22% da área plantada de flores-tas em Mato Grosso do Sul. Com esse patamar de produção, inves-timentos previstos para o Estado permitirão manter o Brasil como o 2º maior produtor mundial de celulose em 2017. (Jornalista Ma-riele F. Machado)