Os participantes do Centro de Equoterapia “Iná Cintra Cardoso” vêm tendo a cada dia que passa uma melhora expressiva; e para mostrar isso a população aparecidenses todos os envolvidos no projeto participaram na manhã do domingo, dia 30 de abril, da tradicional Cavalgada Sertaneja que tem como principal objetivo fazer o resgate histórico de uma tradição regional.
A fisioterapeuta e coordenadora da equoterapia, Bruna Félix Martins explicou que as atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, sendo atendidas 35 pessoas. “Temos alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município, e alguns alunos da comunidade”, falou. As atividades são realizadas no Recinto de leilões do Sindicato Rural, que recebeu toda a estrutura necessária para desenvolver o projeto.
O Presidente do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, Eduardo Sanchez, explicou que graças às atividades da equoterapia alguns pacientes tiveram ótimas melhoras na coordenação motora, fala e equilíbrio. “Hoje, temos a Natania que é a menina propaganda do Centro de Equoterapia, ela foi alvejada por tiros e está na cadeira de roda algum tempo e com as atividades desenvolvidas na equoterapia ela conseguiu sentir as pernas e participar da cavalgada sozinha”, falou Eduardo. “Temos outros casos de sucesso com alguns alunos da APAE que tiveram ótimas melhora na sua coordenação e principalmente na atenção”.
Para Eduardo, a equoterapia é uma terapia diferenciada, por ser realizada em contato direto com o cavalo e ao ar livre. “O desenvolvimento é rápido e positivo para os praticantes e o mais gratificante é ouvir dos responsáveis que os pacientes melhoraram o caminhar, o falar e estão mais alegres”.
O tratamento não tem data de limite e segue de acordo com o estado de saúde do paciente. Toda sessão é acompanhada por profissionais adequados que avaliam as melhoras ao longo do processo.