O presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanchez, ficou bastante animado com os resultados apresentados pela Fundação durante o Dia de Campo ‘Tour da Soja’, realizado na quinta-feira (22), na Fazenda Santo Anastácio, de propriedade de Ítalo e José Olavo Fucci.
Há 5 anos Eduardo vem incentivando produtores rurais a iniciar o cultivo da soja em Aparecida do Taboado, alertando para a afinidade que o município apresenta neste seguimento, fato que foi comprovado pela Fundação Chapadão durante o evento, após 4 anos de experimentos em 40 cultivares de soja RR e IPRO em sistema pivô e sequeiro.
Eduardo ficou extremamente satisfeito com o resultado das análises técnicas, amplamente detalhadas pelo pesquisador em fitotecnica da Fundação, Jéfferson Luiz Anselmo, durante visita aos cultivares no Dia de Campo. Ele ainda fez questão de ressaltar que em Chapadão do Sul, pioneiro na produção de soja do Estado, não possui a qualidade da soja que Aparecida do Taboado apresentou, mesmo tendo sido iniciado o cultivo durante a maior seca que a região já registrou, fatos que foram comprovados pela pesquisa da Fundação.
“Agora ficou comprovado o nosso potencial também para a produção de soja. Aparecida do Taboado é rica em culturas agrícolas e pode se expandir muito mais. Temos potencial para piscicultura, pecuária, seringueira, eucalipto, além de tantas outras atividades que já desenvolvemos e agora estamos oferecendo para o nosso produtor rural a alternativa da produção de soja, que além de recuperação de pastagem é uma atividade altamente lucrativa e que remunera muito bem”, explicou.
Eduardo vislumbra um futuro promissor para Aparecida do Taboado, pois segundo ele o plantio da soja atrai desenvolvimento de forma geral para o município, “se atrairmos investidores e produtores para este ramo, a cidade inteira será beneficiada. O plantio da soja é uma atividade que movimenta e aquece toda a economia local, melhorando o PIB da cidade e, consequentemente, a qualidade de vida da população. Todo mundo ganha”, disse ele, bastante animado.
O Tour da Soja foi uma realização do Sindicato Rural em parceria com a Fundação Chapadão e Aprosoja, e reuniu técnicos e pesquisadores da cadeia produtiva, bem como vendedores de insumos, matérias e equipamentos agrícolas, universitários e professores da UFMS, agricultores e pecuaristas interessados em iniciar a atividade no município.
Rubber tree and bowl filled with latex.