Produtores de látex iniciam criação de associação estadual

produtores-de-latexA produção de látex na região Costa Leste vem ganhando importância a cada ano. Aparecida do Taboado vem se destacando nesse cenário, especialmente pela organização dos produtores, por meio da Associação dos Produtores de Borracha (APROBAT), entidade que tem como meta aumentar o número de associados, se expandir além das fronteiras do município até se tornar uma associação estadual para se filiar à Federação Nacional, com o objetivo de fortalecer o setor que diversifica a produção rural, gera renda e novos postos de trabalho.

Para discutir esse intuito, foi realizada uma reunião no dia 17 de março, no Sindicato Rural de Cassilândia, representado pelo presidente, Cilas Alberto de Souza; e as presenças do presidente da APROBAT, Eduardo Sanchez; do proprietário da GLOBOR, da cidade de Guapiaçu-SP, Antônio César, empresa que atualmente compra a produção de látex dos produtores filiados à associação e produtores rurais do município de Cassilândia.

O proprietário da Globor explanou sobre a empresa, mercado da borracha, atual conjuntura e sua opinião sobre o mercado futuro do látex, demonstrando boas perspectivas para o setor.

Eduardo Sanchez disse que ficou satisfeito com o resultado do encontro pelo bom número de produtores que possuem seringais em produção e prestes a iniciar a sangria, eles puderam esclarecer dúvidas sobre preço, prazo de pagamento e as perspectivas para o futuro do setor, que embora a economia nacional passe por um momento difícil, o preço pago pelo látex é satisfatório.

Fortalecimento

O presidente da APROBAT participou da reunião com o intuito de dar suporte e apresentar aos produtores de Cassilândia o interesse da APROBAT em se fortalecer com o aumento do número de associados em outros municípios, com o objetivo de formar uma associação estadual e futuramente se filiar à associação nacional, consolidando uma entidade forte que defenda os interesses dos heveicultores.

“O nome da associação poderá ser alterado e a localização da sede será definida por meio de consenso, o que buscamos é uma classe unida, forte e que possa continuar oferecendo oportunidade de renda para o produtor rural, mais empregos e geração de riquezas no município e no Estado”, destacou Eduardo Sanchez.

Saiba mais sobre a Associação dos Produtores de Borracha de Aparecida do Taboado (APROBAT).

Associados: 20 (com aproximadamente 1.000.000 árvores)

Associados produzindo: 11

Área em produção : 200 hectares

Árvores em produção: 90.000 (colheita – 45 toneladas/mês)