Sindicato Rural e Senar realizam aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz Rural

Sindicato Rural e Senar realizam aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz Rural

 

 

O Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) deram início, na manhã de hoje, quinta-feira (24), a mais um Programa Jovem Aprendiz Rural no município, oferecendo o curso de aprendizagem em Mecânico de Manutenção de Tratores para 18 jovens com idade entre 18 e 22 anos. O curso terá duração de 1 ano e será desenvolvido na Usina Alcoolvale.

O evento foi abrilhantado pela presença do presidente do Sindicato, Eduardo Sanchez; do superintendente do Senar-MS, Lucas Galvan, e do supervisor de recursos humanos da Usina Alcoolvale, Antônio Ferrarezzi. Também esteve presente o ex-presidente da Famasul, Ademar Silva Junior, que integra a Diretoria do Sindicato Rural, e a secretária municipal de Educação, Margarida de Mattos.

Além da formação especializada, a Usina Alcoolvale vai oferecer registro em carteira com remuneração de 1 salário mínimo, bolsa de estudos, assistência médica e odontológica, transporte, alimentação na empresa e seguro de vida, transformando essa em uma das mais vantajosas oportunidades para quem procura o primeiro emprego.

5         Para Aritana Paes de Oliveira, de 20 anos, que tem 1 filho de 4 anos e estava desempregada, esta é a grande chance da sua vida, além do seu primeiro emprego com carteira assinada, “vou aproveitar essa oportunidade para me fixar no quadro de funcionários da empresa. Espero conquistar a realização profissional e ser muito bem sucedida 7na área”, disse ela, bastante esperançosa. Aritana é filha de mecânico, que inclusive já prestou serviço para Alcoolvale durante 12 anos, e é também a única mulher a integrar a equipe de alunos.

O superintendente do Senar, Lucas Galvan, destacou que a capacitação vem ao encontro da necessidade do mercado de trabalho, que busca profissionais cada vez mais qualificados, “a atividade sucroenergética tem a rotina diária de manuseio e reparação de máquinas e implementos agrícolas, além disso, a tecnificação e a otimização dos recursos humanos e físicos requerem o aprimoramento dos trabalhadores. São diferenciais que tornam o setor cada vez mais competitivoe proporciona ao trabalhador uma condição de empregabilidade maior”, disse ele, desejando sucesso aos aprendizes.

9 Já o presidente do Sindicato Rural reafirmou que a entidade tem se mobilizado bastante para oferecer cada vezmais capacitação aos aparecidenses, buscando a profissionalização do trabalhador do campo, trazendo benefícios para produtor e trabalhador rural, “e vamos continuar nos empenhando cada vez mais para que o Sindicato possa ser uma ferramenta de suporte para fortalecer a classe produtora”, comentou. Eduardo ainda ressaltou que em 2017 o Sindicato capacitou 1.250 pessoas através de 117cursos de formação profissional.

O supervisor de Recursos Humanos da Alcoolvale, Antônio Carlos Ferrarezzi, falou da satisfação da empresa em ser parceira desse projeto, “esperamos oferecer a oportunidade do primeiro emprego e também que estes jovens sejam capacitados, tanto para atuarem na usina, quanto no mercado de trabalho. Auxiliando, inclusive, na formação deles como cidadãos”. Ele acrescentou que de acordo com o desempenho do aluno, ao final do curso ele poderá ser contratado pela Usina, o que aumenta as chances de ingresso no mercado de trabalho.

Além de todos os benefícios já citados, também será conferido o Certificado de Aprendizagem Rural ao aluno que concluir o curso.

Para encerrar o evento foi servido um saboroso coquetel a todos os presentes.

 

 

1

2

 

3

4

6

8