Em 2019, mais de 1,9 mil pessoas participaram dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural em parceria com Senar e Famasul
Durante o ano de 2019, a parceria entre o Sindicato Rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS) e a Famasul possibilitou a realização de 145 cursos gratuitos e o treinamento e capacitação de 1.980 participantes em diferentes atividades, além dos tradicionais programas especiais, como a Inclusão Digital Rural, o Negócio Certo Rural e o Programa Saúde do Homem e da Mulher realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde onde mais de 300 pessoas da comunidade foram atendidas e mais de 800 procedimentos realizados, entre consultas, exames e outras ações.
Junto com o SENAR-MS, que é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, administrada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), o Sindicato Rural busca desenvolver ações tanto na Área de Formação Profissional Rural como de atividades de promoção social voltadas para pessoas ligadas direta ou indiretamente ao setor rural ou que tenham intenção de se inserir na atividade rural.
Neste sentido, os programas oferecidos pelo Sindicato e pelo Senar em 2019 propiciaram a alfabetização de 1.980 alunos em Aparecida do Taboado e Selvíria, além da formação de mais uma turma do curso Técnico em Agronegócio. Ao todo, foram realizados 83 cursos de formação profissional, 21 cursos de promoção social e 41 programas especiais.
Segundo a secretária executiva do Sindicato Rural, Sélia Souza, os cursos são de extrema importância porque capacitam o homem do campo, além de proporcionarem renda através dos conhecimentos que transmitem.
Para o presidente do Sindicato, Eduardo Sanchez, a parceria com o SENAR, Famasul e Prefeitura de Selvíria, é fundamental para a realização dos cursos e deve ser ainda mais fortalecida em 2020. O presidente ressaltou a importância dos cursos de formação profissional e promoção social tanto para a melhor e perfeita realização dos serviços nas áreas rurais como pela segurança no trabalho. “Os cursos vão muito além da formação técnica, pois oferecem conhecimento que pode transformar a comunidade. Para todos que nos leem neste momento pode parecer banal e comum, mas para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar, representa a abertura para um mundo novo, com novas oportunidades e conquistas pessoais e de trabalho. Sabemos que este é apenas um pequeno passo, mas nos orgulhamos de poder contribuir e esperamos que os alunos se sintam estimulados a continuar”, reforçou Eduardo.
Além dos cursos, o Sindicato Rural ainda realizou atendimentos odontológicos nas empresas Pais & Filhos e no Frigorífico GeneSeas através da Unidade Pingo D’Água; promoveu uma palestra importante e esclarecedora sobre Compensação de Reserva Legal; e transformou o Centro de Equoterapia em entidade filantrópica com estatuto próprio e Diretoria independente.
Também fazem parte das conquistas a aquisição de uma patrulha mecanizada com grade aradora, niveladora e terraceador por meio de convênio direto com o Governo do Estado e a recente disponibilização de um veículo para o Sindicato.
“Temos trabalhado bastante para fortalecer a classe produtora e manter o agronegócio atrativo e aquecido em Aparecida do Taboado. Ao longo desse ano foram feitas muitas ações em todos os setores de produção rural e temos nos preocupado em atender a classe de forma geral. Temos avançado bastante em vários setores e isso nos deixa motivados a continuar trabalhando. Os números de 2019 são frutos de um trabalho em conjunto e reforçam o compromisso de fazer ainda melhor em 2020”, avaliou Eduardo.
Para fechar com chave de ouro, o Sindicato Rural ainda manteve, em 2019, 4 tipos de Assistência Técnica e Gerencial para atender os produtores: ATEG Leite – Aparecida do Taboado e Selvíria; ATEG Piscicultura – Aparecida do Taboado e Selvíria; ATEG Hortifruti – Aparecida do Taboado e Selvíria; e ATEG Floresta (Condução/manejo e sangria) – Aparecida do Taboado. “E para 2010 abriremos mais uma Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte”, reforçou o presidente.
Eduardo ainda acrescentou que também será aberta mais uma turma para o curso Técnico em Agronegócio, com 20 vagas, no primeiro semestre do próximo ano.