A costura é uma das práticas mais antigas da humanidade, devido a sua importância na sociedade, os primeiros registros do uso de instrumentos como agulhas foi há mais de 30 mil anos. Atualmente, a profissão é uma das mais exercidas no Brasil, principalmente nos últimos anos, devido à ascensão do mundo da moda.
Aprendizagens sobre a área fazem parte do calendário de cursos que são oferecidos pelo Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS) e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Selvíria, que concluiu entre os dias 08 a 12 de agosto o curso de Modelagem e nos dias 14 a 18 de agosto o curso de Corte e Costura – Confecção de Peças, no assentamento “São Joaquim” em Selvíria.
Os profissionais da costura têm muitas opções de atuação no mercado de trabalho, desde as grandes indústrias até pequenos ateliês, porém, para se no mercado de trabalho e conseguir um bom lucro é fundamental investir em capacitação.
E no período de 08 a 11 de agosto, foi realizado o curso de Implantação e Manejo Básico de Piscicultura, também em Selvíria.
O curso teve como objetivo explicar sobre o sistema de produção utilizado no manejo de peixes em viveiros. As aulas foram teóricas e práticas e os alunos saíram capacitados para fazerem o trabalho de monitoramento da água, peixamento das espécies e manejo dos viveiros e dos animais.