​Sindicato e APROBAT cobram redução de ICMS para vendas interestaduais de látex

Aparecida do Taboado (MS) – Na última sexta-feira (1), o presidente do Sindicato Rural e da Associação dos Produtores de Borracha de Aparecida do Taboado (APROBAT), Eduardo Sanchez, se reuniu com o secretário da Semagro, Jaime Verruck, para discutir uma possível redução de ICMS nas vendas interestaduais de látex (borracha natural) junto à Secretaria de Fazenda do Estado. Também participaram da reunião o associado Fabrício Barcelos, os superintendentes da Semagro, Rogério Bereta e Bruno Bastos; e representantes da Agraer.

“Nós apresentamos pra ele o potencial da heveicultura no Estado, como formadora de mão de obra qualificada, bem remunerada e que quase não necessita de esforço físico. Além disso, é uma atividade que mantém as famílias nas propriedades rurais, diminuindo o êxodo rural e inibindo a criação de problemas sociais nas cidades”, explicou Eduardo.

No seringal da fazenda Agropecuária Grotas de São Lucas, o secretário Jaime Verruck pode não só conhecer a forma como é feita a sangria, mas sentir na pele como é o trabalho do profissional que executa o serviço. De posse de uma faca específica, ele se habilitou ao serviço e, numa experiência inovadora, fez a extração do látex, enchendo de orgulho o presidente do Sindicato Rural, “isso foi um fato inusitado para um secretário do porte dele. Sendo muito atento ao agronegócio, ele fez questão de sangrar uma das árvores pra ver como realmente acontece”, enalteceu Eduardo.

Outros pedidos

No Sindicato, Eduardo ainda pediu para que seja dado incentivo aos produtores de frutas do município e em visita à GeneSeas pediu apoio para um projeto que a entidade possui com a Agraer que visa incentivar a produção de alevinos em tanques escavados nos sítios ou nas pequenas propriedades do município.O secretário Jaime Verruck escutou atento a todas as solicitações e manifestou total interesse em levá-las diretamente ao governador e órgãos competentes para que as alternativas apresentadas pelo Sindicato Rural e APROBAT, através do presidente Eduardo Sanchez, sejam atendidas prioritariamente.

A matéria completa você confere na edição impressa de sexta-feira (8) do Jornal do Bolsão.

Aparecida do Taboado (MS)

Texto: Camila Helem

Fonte: Costa Leste News