Com base em relatos de acidentes do trabalho em indústrias, a Alcoolvale S/A Álcool e Açúcar (Aparecida do Taboado – MS) está proibindo o uso de celular no seu setor industrial. A medida vem sendo implantada para garantir a segurança do colaborador, pois o uso do aparelho é o principal fator de distração no ambiente de trabalho, e as consequências dessas atitudes podem ser trágicas.
Ao subir uma escada falando ao celular, por voz ou mensagem, o colaborador corre o risco de um acidente fatal. Ao manusear máquinas e equipamentos que devem ter total atenção, ele pode sofrer os mais variados tipos de acidentes. E se for constatado que isso ocorreu por uso indevido do celular no setor, a empresa pode ficar isenta de responsabilidade.
A campanha também ressalta que não é só no ambiente de trabalho que o uso indevido do aparelho celular pode ser prejudicial. Via de regra, todas as ações do cotidiano devem ser feitas com atenção, como estar focado no trânsito, seja o usuário um pedestre ou motorista. Por isso, a prevenção é a melhor solução.
Guindauto munck
Outras ações estão sendo realizadas visando a segurança do trabalhador. Recentemente, a empresa ofereceu um curso voltado para a segurança na operação do guindauto munck. Foi ressaltada a importância do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), e reafirmada a maneira correta de uso à cada capacitação.
O guindauto munck é um caminhão que conta com um sistema hidráulico e braço articulado com gancho, que inicialmente se destinava a realizar a carga e descarga do próprio caminhão. Porém, com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, o guindauto foi adaptado às necessidades, com a criação de variações do seu projeto original. O colaborador da destilaria passa pelo processo da capacitação para operar o equipamento em segurança, visando sempre preservar a sua integridade física e mental.
Defensivos agrícolas
A equipe de Segurança do Trabalho da Alcoolvale também realizou o curso de capacitação relacionado à exposição direta e indireta aos agrotóxicos, ao reconhecimento dos sinais e sintomas de intoxicação, e aos primeiros socorros.
É muito importante sempre verificar os rótulos e manter a sinalização de segurança. Na instrução, foi reforçada a importância do uso de vestimentas e equipamentos de proteção pessoal (EPIs), assim como a manutenção da higienização durante e após o trabalho. Assim, a empresa respeita as normas regulamentadoras, e os colaboradores podem trabalhar sempre de acordo com as normas de segurança do trabalho.
Simulação de incêndio
Simulações também fazem parte das ações da Alcoolvale. As equipes da Brigada de Incêndio e de Segurança do Trabalho acabam de realizar uma dessas atividades. O exercício começou com o reconhecimento da área em que o fogo deve ser controlado, observando também a existência de rede elétrica próximo ao local incendiado, pois isso agrava a situação de risco. Em seguida, o grupo recebeu as primeiras orientações, um caminhão pipa foi na dianteira jogando um leque de água para umedecer a vegetação – essa etapa ocorre para que não haja risco de o fogo se alastrar em outras direções.
O outro caminhão ficou na retaguarda, como apoio, caso ocorresse algum imprevisto e o fogo mudasse de direção. Duas pessoas da Brigada, devidamente equipadas com os EPIs necessários, atuaram em solo com um pinga fogo, cada uma em direção oposta à outra fazendo o controle do direcionamento do fogo. É muito importante observar a direção e velocidade do vento para realizar esse processo. As simulações e capacitações durante a safra e a entressafra garantem a eficiência e resposta rápida no casode alguma ocorrência. Em virtude das operações bem planejadas da equipe de Segurança do Trabalho, os colaboradores podem realizar suas tarefas com total segurança e integridade.
NR 35
Outro treinamento que acaba de ser executado pela Alcoolvale foi relacionado à Norma Regulamentadora 35 (NR 35), que condiciona a prática do trabalho em altura, trazendo um conjunto de regras que visam proteger a saúde e a segurança dos colaboradores. O trabalho em altura é uma atividade realizada acima de dois metros do nível inferior, com grande risco de queda. Sendo assim, essa atividade só pode ser realizada por um colaborador que seja capacitado e tenha autorização para esse trabalho.
Na reciclagem, foram reforçados os cuidados necessários para esta atividade:
O uso correto dos EPIs (equipamentos de proteção individual);
Análise correta dos riscos e a redução dos mesmos;
Sempre realizar o trabalho com supervisão e uma equipe de socorro, caso possa ocorrer algum imprevisto.
Sendo assim, o colaborador capacitado poderá trabalhar sempre de acordo com a regulamentação da segurança do trabalho.