Formatura do Senar foi realizada na Famasul, em Campo Grande, e colocou mais de 50 novos profissionais no mercado
Dos 56 formandos que participaram neste sábado (24) da cerimônia de colação de grau do Curso Técnico em Agronegócio, 10 concluíram o curso no polo de Aparecida do Taboado. A formatura foi realizada pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na Famasul, em Campo Grande, e reuniu estudantes dos polos de Aparecida do Taboado, Coxim, Campo Grande, Dourados e Maracaju.
Esta é a 4ª turma do polo aparecidense, que ainda mantém mais 3 turmas em formação. A psicóloga Jéssica Pioto, que assumiu recentemente a Coordenação do curso, esteve presente na cerimônia representando o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, se emocionou, “apesar de pouco contato com esta turma, houve um sentimento de satisfação em ver pessoas batalhadoras como eles conquistarem não somente um canudo com o certificado nas mãos, mas sim um leque de oportunidades que o curso carrega consigo”, ela ainda aproveitou para desejar sorte e sucesso aos formandos.
O presidente do Sindicato, Eduardo Sanchez, ressaltou a importância da instalação desse polo em Aparecida do Taboado, “o curso Técnico em Agronegócio do Senar está entre os 5 melhores programas de ensino à distância do planeta, sendo premiado em 2017 no maior evento mundial de tecnologia para a educação. Ter um polo no município representa nossa preocupação em oferecer oportunidades para que os aparecidenses se lancem no mercado estando altamente preparados. Para nós é um grande orgulho ver mais uma turma se formando”, disse ele.
Na cerimônia, o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, falou das características regionais que ampliam as possibilidades de atuação para novos profissionais. “Estamos em um estado jovem e vivemos em uma evolução tecnológica. Temos o bioma que representa a capacidade empreendedora e sustentável do homem pantaneiro, com 53% da vegetação totalmente protegida”.
Saito acrescentou que os novos profissionais terão no agro uma janela de oportunidades de empregos. “Em 2018, no acumulado janeiro a outubro, o setor agropecuário em Mato Grosso do Sul foi o que, entre as outras atividades econômicas, registrou o maior saldo positivo, com alta de 34% em relação a 2017”, reforçou.
Para encerrar, a coordenadora Jéssica Pioto anunciou que uma nova turma deverá ser aberta em 2019 com até 30 vagas. O curso Técnico em Agronegócio tem 4 semestres (2 anos), é gratuito e virtual através da Rede e-Tec, com aulas presenciais realizadas quinzenalmente. O certificado de conclusão é reconhecido pelo MEC, habilitado pelo CREA e o material didático possui qualidade de países de 1º mundo.