Aparecida do Taboado recebeu no dia 6 de dezembro, nas dependências da Fazenda A. Raimundo, do produtor rural Fernando Tosta, o dia de campo da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com o Mapa – Ministério de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento. “Esta é a terceira propriedade que a Agraer realiza um dia de campo sobre reforma de pastagem. Figueirão foi a primeira cidade e, recentemente, estivemos em Três Lagoas. O nosso objetivo é que as Unidades de Referências Tecnológica possam servir de vitrine tecnológica para que produtores possam conhecer como é possível aplicar boas práticas de manejo e assim ter um pasto de melhor qualidade”,informou o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira.
No valor de R$ 880 mil, o convênio foi firmado pela Agraer com o Mapa, em dezembro de 2017, com vigência até dezembro de 2019.
Para Fernando Tosta, dono da propriedade rural, os resultados já estão sendo satisfatórios. “É uma iniciativa positiva tanto o dia de campo como essa unidade de referência que foi montada aqui. Eu já vinha mexendo com a reforma do pasto por conta própria e veio essa possibilidade do convênio. Estou no projeto há um ano e vejo diferença, o capim MG5 – Xaraés é bom, resistente à cigarrinha, cresce rápido, com 25 dias você já pode tá colocando o gado no piquete”.
O produtor lembra como foi abrir mão do sistema extensivo em que o gado é criado solto no pasto. “A pastagem já não estava tão boa, você começa a perceber que o solo vai ficando degradado e foi aí que eu quis fazer a reforma. Como eu já tinha uma amizade com o Atílio, técnico da Agraer, eu andei trocando uma ideia com ele e, por fim, veio o convênio para ajudar”.
Com a parceria veio, também, às chances de aumentar os ganhos e reduzir as perdas. “A coisa ficou tão difícil que a gente tem que evitar errar, tudo está caro. Com a orientação certa a gente diminui os riscos de errar. Digo que a gente começa pequeno, mas sempre pensando grande e quem não partir por parcerias e busca de melhoria tende a ficar fora do mercado”, disse Tosta.
Ao todo, já foram reformados 40 hectares da propriedade sendo que uma área de 5 hectares é a que serviu de vitrine tecnológica no dia de campo. “Aqui, mexo com vaca parideira para cria e venda de tourinhos. Posso dizer que o dia de campo foi muito interessante e que deveria ter outros dentro da cidade porque movimenta a cidade, traz um maior contato entre produtor com o técnico e o produtor com outro produtor”, avaliou Fernando.
Além da visita pela área de URT, o grupo de produtores participoude capacitações, entre elas: Reforma e Manejo de Pastagem, do engenheiro agrônomo Atílio Eduardo Pioli e Manejo de Percevejo Castanho em Pastagem. Essa última ministrada pelo engenheiro agrônomo Cleiton Dalastra, do escritório da Agraer de Aparecida do Taboado.
Projeto
O intuito do projeto é atender cerca de 200 médios produtores das regiões Norte, Leste e Centro do Mato Grosso do Sul em três anos. Na iniciativa estão previstas a instalação de 12 URTs, visitas bimestrais às propriedades participantes e seminários regionais – Dia de Campo.
Conforme cronograma das instituições, o primeiro dia de campo foi promovido na cidade de Figueirão, no dia 28 de abril, e no dia 10 de novembro, foi realizado um evento semelhante em Três Lagoas.
No que tange os 200 produtores atendidos, o convênio prevê a execução de trabalhos em 20 municípios, sendo eles: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia,Terenos e Três Lagoas.
Fonte: Agraer/MS