Em um ano, propriedade atendida pelo Senar/MS triplica produção de seringueiras

Em um ano, propriedade atendida pelo Senar/MS triplica produção de seringueiras

Ao seguir as recomendações de adubação e correção do solo indicadas pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, o produtor de seringueira Cláucio Castanha ampliou a área plantada e triplicou o número de árvores em produção, localizada no município de Aparecida do Taboado.

“A assistência técnica é muito importante para nosso operacional porque os serviços são feitos no momento oportuno, sem ‘passar da hora’. Sempre há uma vistoria, verificação da qualidade de sangria, análise de solo, recomendações. Isso é feito sempre, pois se deixar por conta da gente, que tem pouco tempo para estar aqui. A parte operacional tem favorecido bastante e, sem dúvida, impacta na produtividade”, acredita.

Conforme relatórios técnicos, em apenas um ano de atuação do Senar/MS, a propriedade de Castanha saltou de 4 mil para 12 mil plantas em produção. Além disso, a capacitação constante dos funcionários da propriedade é fundamental para esse progresso do negócio.

“Os funcionários absorvem bastante conhecimento com a assistência. E como os técnicos são bem interativos, todos ficam bem à vontade. Quando tem alguma dúvida, mandam mensagens diretamente para o técnico”, conta.

“Santo de casa não faz milagre! Um técnico explicando dá um peso diferente à atividade, agrega conhecimento para os funcionários e dá resultado para a propriedade. Sem contar que a gente fica mais tranquilo porque qualquer dúvida que surge, tem  a quem recorrer. Não precisa recorrer ao vizinho ou a um curioso”, ressalta.