Faltam 4 dias para a realização do “Dia de Campo – Tour da Soja” na Fazenda Santo Anastácio, em Aparecida do Taboado, que vai discutir o cultivo do grão no município com a demonstração de resultados de 40 cultivares de soja RR e IPRO. O evento é promovido pelo Sindicato Rural e pela Fundação Chapadão e vai reunir toda a cadeia produtiva do setor.
Aparecida do Taboado possui grandes vantagens para alavancar a produção de soja no Estado, tendo uma localização privilegiada e uma das melhores logísticas da Costa Leste do Estado, com estrutura que atende o transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário até os principais portos de exportação do país.
O presidente do Sindicato, Eduardo Sanchez, já estuda o plantio da soja em Aparecida do Taboado há cerca de 5 anos e garante que o município está realmente pronto para dar o ponta pé inicial em mais esta atividade, “nós temos solo e clima favoráveis à cultura do grão, sendo um dos mais propícios na região noroeste do Estado, o que nos dá total segurança para dizer que o plantio de soja aqui é muito viável e vantajoso”, afirmou ele.
Além disso, a Fundação Chapadão, apoiada pela Aprosoja e outras instituições filiadas ao Governo do Estado, confirmou que a cultura da soja é mais uma alternativa ao agronegócio da região com Aparecida do Taboado considerada apta para o cultivo.
Foram realizadas 4 safras de experimentação no município e todos os ensaios foram instalados na Fazenda Santo Anastácio, localizada às margens da rodovia BR 158, de propriedade de ítalo Antonio Fucci e seu filho José Olavo Fucci, onde acontecerá o Dia de Campo.
Os estudos indicaram o plantio sob irrigação (pivô) e sequeiro, desde que o produtor esteja respaldado das práticas agrícolas orientadas por pessoas capacitadas que possam auxiliar no manejo da cultura, oportunidade em que o Sindicato Rural fez questão de garantir o apoio.
Com base nisso, Eduardo já vislumbra um futuro bastante promissor não só para os agricultores, mas para o município como um todo, “já podemos enxergar novos horizontes para Aparecida do Taboado com perspectivas de investimento, de valorização de terras, serviços e geração de renda. É um ganho geral. Vai melhorar a qualidade de vida de toda a população se conseguirmos trazer a soja, de fato, para cá, e já temos investidores interessados”, disse ele, bastante animado.
O Dia de Campo – Tour da Soja terá início às 9h, horário de Mato Grosso do Sul. Participe!