O Dia de Campo ‘Tour da Soja’, realizado na última quinta-feira (23) na fazenda Santo Anastácio, de propriedade de Ítalo e José Olavo Fucci, reuniu técnicos e pesquisadores da cadeia produtiva, bem como vendedores de insumos, matérias e equipamentos agrícolas, agricultores e pecuaristas interessados em iniciar a atividade no município.
Os alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pólo de Chapadão do Sul, Cristieli Oliveira Vanzo (2º ano) e Gabriel Luiz Reis Devoz (3º ano) acompanharam atentamente o evento ao lado do orientador, professor e pesquisador Dr. Ricardo Gava.
Os universitários aproveitaram a oportunidade para observar in loco todo o processo de produção da soja, considerada a principal leguminosa de interesse industrial do mundo e que movimenta bilhões todo ano na economia do país.
O professor, com doutorado em irrigação, explicou que o objetivo da visita dos alunos é propiciar a oportunidade deles verem de perto a diferença entre as formas de cultivo do grão. Além de aulas, Dr. Ricardo faz pesquisas em parceria com a Fundação Chapadão e os dois alunos trabalham com ele.
“Poder conhecer na prática os vários tipos de soja que há no mercado e como eles se desenvolvem tanto no sistema de irrigação, quando no sequeiro, foi uma experiência incrível”, afirmou Cristieli.