Curso de jardinagem e paisagismo promovido pelo Senar MS cria parceria de negócio em Aparecida do Taboado

Com o objetivo de ensinar aos participantes o cultivo de plantas ornamentais e a realização da manutenção de plantas e espaços elaborados no projeto de paisagismo, o Senar MS em parceria com o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado promoveu em novembro de 2023, mais um curso de “Floricultura, Jardinagem e Paisagismo”.

O curso que já tinha sido um sucesso em 2019, quando foi realizado na Escola Municipal João Luiz Pereira e deu vida ao jardim da instituição de ensino, também proporcionou um resultado positivo em 2023, ao unir os alunos Claudio Costa de 48 anos, Lenia Mota de 62 anos e Fátima Franco de 55 anos.

Claudio, Lenia e Fátima também foram responsáveis pela restauração do jardim do Centro de Eventos do Sindicato Rural

Durante as aulas, o trio acabou se aproximando e considerou a possibilidade de trabalharem juntos após a finalização do curso. “Atualmente eu já trabalho com paisagismo e tenho conhecimento em análise de solo. Durante as aulas eu percebi que com a ajuda da Fátima e da Lenia eu poderia melhorar ainda mais meu trabalho e por isso começamos a nossa parceria”, explicou Claudio.

Fátima, que é cabelereira há 37 anos, topou o desafio e encontrou no paisagismo uma possibilidade de mudar de profissão, que segundo ela, é uma vontade que existe há muito tempo.

“Ao longo dos anos eu acabei desenvolvendo alguns problemas de saúde em razão da minha profissão e como sempre gostei muito de plantas, me interessei muito pelo curso. […] Em casa estou construindo um viveiro e pretendo me dedicar ainda mais”, afirmou Fátima.

Já Lenia, que é dona de casa, disse que encontrou no curso de jardinagem e paisagismo uma paixão. Ela que sempre se interessou por plantas e mantinha algumas espécies em casa, agora pretende trabalhar com paisagismo ao lado dos parceiros. “Eu nunca tinha participado de um curso antes e agora quero fazer todos que tenho vontade”, completou.

Juntos, Lenia, Fátima e Claudio já sonham alto e fazem planos para a parceria que nasceu durante as aulas. “Torcemos muito para que surjam novas oportunidades. Imagina só fazer o paisagismo da Praça Matriz, que sonho?”, mencionou Fátima ao falar sobre a praça de Aparecida do Taboado que foi revitalizada pelo Governo Municipal recentemente.

Os interessados em saber mais sobre o trabalho de jardinagem e paisagismo podem entrar em contato através do número de telefone (19) 9973-3150.

Curso de jardinagem valoriza espaços em Aparecida do Taboado

Durante o curso, os alunos são introduzidos a vários temas como floricultura, plantas ornamentais, escolha da área e preparo de canteiros e durante a prática transformam espaços no município.

Em 2018, as aulas práticas foram desenvolvidas no entorno do monumento à Nossa Senhora, localizada ao lado do Santuário Diocesano, em 2019 a Escola Municipal João Luiz Pereira recebeu os alunos para a criação de um jardim sustentável e outros locais como o Centro de Equoterapia Iná Cintra Cardoso também já foram transformados pelos participantes do curso de jardinagem.

Para acompanhar a atualização da agenda de cursos gratuitos, não deixe de acompanhar as redes sociais do Sindicato Rural. O perfil do Instagram é o @sindicatoruralapt e no Facebook é o Sindicato Rural de Aparecida do Taboado.